Automação Residencial: saiba o que é e como funciona

A automação residencial oferece acesso a dispositivos de controle de funcionalidades em sua casa a partir de dispositivos móveis, em qualquer lugar do mundo ou através de assistentes de voz. O termo pode ser usado de forma ampla, mas descreve com mais precisão imóveis nos quais componentes como luzes, eletrodomésticos, tomadas, sistemas de aquecimento e refrigeração, entre outros, podem ser controlados remotamente.

Do ponto de vista da segurança doméstica, pode também ser incluído sistema de alarme, e automação de portas, janelas, fechaduras, sensores, câmeras de vigilância e quaisquer outros dispositivos vinculados a ele.

Histórico

No início, a automação era encontrada apenas em instalações industriais ou residências de alto padrão, envolvendo poucos sistemas, e fornecendo funções mais básicas acessíveis apenas a partir de pontos de controle específicos.

Hoje, a automação residencial é um passo em direção ao que é chamado de “Internet das Coisas”, em que a maioria dos objetos físicos disponíveis no mercado possuem interconexão digital com a internet através de um endereço IP atribuído e podem ser monitorados, acessados e controlados remotamente.

Praticamente tudo em uma residência pode ser automatizado, mas o mais comum são dispositivos e aparelhos “inteligentes” que podem ser conectados a uma rede local via Ethernet ou Wi-Fi. No entanto, sistemas elétricos e até pontos individuais, como interruptores de luz e tomadas elétricas, também podem ser integrados às redes de automação residencial, desde que se escolha a solução adequada.

DIY x Profissional

Hoje em dia, as soluções em automação residencial se dividem em duas: as profissionais e as “Do it Yourself” (DIY).

As soluções DIY são mais simples e econômicas, e envolvem os dispositivos chamados smart ou “inteligentes”. Essa opção requer conhecimentos específicos e envolvimento do morador da residência na instalação e configuração do sistema. É o chamado “Do it Yourself” (DIY) ou faça você mesmo. Apesar das vantagens financeiras deste tipo de automação, o segmento traz também os problemas de um sistema mais frágil e que normalmente depende da rede doméstica Wi-Fi da residência, que nem sempre aguenta o tranco.

Por outro lado, as soluções profissionais de automação residencial trazem equipamentos mais robustos e seguros que trabalham de forma independente da rede de dados Wi-Fi do morador e por isso se mostram mais eficientes e estáveis.

Estas soluções são instaladas por empresas especializadas e por profissionais certificados pelos fabricantes. Apesar do custo um pouco mais elevado, traz mais durabilidade ao sistema, e mais segurança e tranquilidade ao morador.

Dia a dia

Com a automação residencial é possível programar e agendar eventos sem a intervenção do morador, como acender ou apagar as luzes em horários específicos do dia, acionar a abertura e o fechamento de cortinas, ou acionar irrigação do jardim de acordo com o tempo. Ela também pode incluir eventos não programados, como acender todas as luzes da sua casa quando o alarme do sistema de segurança é acionado.

Ao conhecer as possibilidades de automação residencial, você pode criar inúmeras soluções úteis e criativas de forma personalizada para tornar sua vida melhor, controlando o próprio sistema e quaisquer dispositivos a ele conectados.

Além do controle, é possível obter várias informações sobre seu imóvel, desde o status do momento atual até um histórico detalhado do que já aconteceu. Você pode verificar o status do seu sistema de segurança, se as luzes estão acesas, se as portas estão trancadas, qual é a temperatura atual da sua residência e muito mais. Com câmeras como parte de seu sistema de automação residencial, você pode até obter vídeo em tempo real e ver o que está acontecendo em casa enquanto estiver fora.

Mesmo notificações simples podem ser usadas para realizar muitas tarefas importantes. É possível, por exemplo, programar seu sistema para enviar mensagem de texto ou e-mail sempre que seu sistema registrar um problema em potencial, como vazamento de gás ou água, ou ser notificado se uma gaveta ou porta específica foi aberta.

O verdadeiro controle prático vem quando você começa a interagir com o sistema de automação residencial a partir do seu aplicativo próprio no smartphone ou pelo assistente de voz. Além de armar e desarmar seu sistema de segurança, você pode reprogramar os agendamentos, travar e destravar portas, ligar o ar condicionado e ajustar as luzes.

Eficiência energética

Uma clara vantagem da automação residencial é o potencial inigualável de economia de energia e, portanto, economia de custos.

O ar condicionado que se desliga quando não há movimentação no ambiente ou a iluminação que se adequa a intensidade da sua necessidade, são exemplos simples. Com sistemas de automação residencial mais flexíveis, tomadas elétricas ou até mesmo dispositivos individuais também podem ser desligados automaticamente durante as horas do dia em que não são necessários. Tal como acontece com dispositivos isolados, a programação pode ser ainda mais detalhada para distinguir entre fins de semana e até estações do ano, em alguns casos.

Os custos de energia podem ser ainda mais reduzidos programando “macros” no sistema e controlando-o remotamente sempre que necessário. Em outras palavras, você pode configurar um evento de “voltar para casa” que acenda as luzes e a climatização enquanto você volta para casa depois do trabalho, por exemplo, ativando tudo com um toque no smartphone. Um evento oposto, de “sair de casa”, pode evitar que você desperdice energia com luzes e eletrodomésticos esquecidos depois de sair para o dia.

Enfim, a automação residencial pode ajudar a tornar as coisas mais fáceis para você.

A Life Automação

Criada em Montes Claros, a Life Automação Residencial transforma tecnologia em bem-estar, atuando em projetos residenciais e corporativos, desde a concepção até a instalação, bem como consultoria tecnológica.

Certificados pelos maiores fabricantes nacionais e internacionais, têm garantia de qualidade, e buscam oferecer o melhor em automação residencial além da solução mais competitiva em termos de custo x benefício. 

A seguir, seguem alguns exemplos de serviços e recursos atualmente oferecidos pela Life:

CONFORTO

• Sistema de Home Theater personalizado de acordo com a acústica, estrutura e projeto de interiores da casa

• Iluminação para ambientação de cômodos e cenários

• Abertura ou recolhimento de toldos em caso de chuvas, ou de cortinas e persianas em caso de sol

• Instalação de som ambiente para variados cômodos da casa

• Controle de temperatura de ambientes de acordo com dia e horário, de forma remota ou presencial

• Acionamento programado de sistema de irrigação do jardim, e filtragem de piscina

• Media Server – Servidor único sincronizado com computadores para armazenar e organizar seus arquivos de mídia de qualquer ponto do imóvel

• Sistema de aspiração de pó central com tomadas de aspiração instaladas discretamente nas paredes para fácil uso do equipamento em todos os cômodos da casa.

SEGURANÇA

• Avisos pelo celular de qualquer evento de alarme, seja de invasão, ou de vazamentos de gás e água no imóvel.

• Circuito fechado de televisão com acesso através do smartphone à câmeras instaladas no imóvel.

• Fechaduras eletrônicas com acesso biométrico

• Vídeo-porteiro com imagem de áudio à quem está na porta, além da possibilidade de gravação de recados de visitantes aos moradores ausentes.

• Acionamento automático de luzes, sons e persianas durante ausência dos moradores para simulação de presença.

ECONOMIA

• Acesso a informações de consumo de energia elétrica, gás, água, para planejamento de gastos.

• Sensor de presença e luminosidade, para ativar e desativar luzes conforme presença nos cômodos, e ajustar lâmpadas à intensidade necessária para o momento. 

• Controle inteligente de climatização para otimização do uso do ar-condicionado de acordo com presença nos cômodos, e temperatura externa.

COMUNICAÇÃO E CONTROLE

• Infra-estrutura única com sinais de telefone, rede de dados (Internet) ou mídia (som e imagem) por toda a casa, através de estrutura de cabeamento ou wireless.

• Controle total de recursos do imóvel através de controles remotos, touch screens, laptops, smartphones ou teclados na parede, de forma local ou à distância.


Referências:

MURATORI, José Roberto; DAL BÓ, Paulo Henrique. Automação Residencial – Conceitos e Aplicações. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Educere Ltda., 2014.


Life Automação Residencial38 9952-7709

Wendell | Sócio Fundador da Life Automação
Integrador certificado pela AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial e por fabricantes de equipamentos de automação nacionais e internacionais. Especialista em planejamento e execução de projetos de automação residencial, áudio & vídeo, segurança e cabeamento estruturado residencial.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s