Saiba como controlar seus gastos mensais

É o sonho de muitas pessoas ter uma grana a mais para comprar um imóvel, fazer aquela viagem em família, ou até mesmo adquirir um carro.

E para que a realização do seu sonho se torne possível, existem maneiras simples e práticas de equilibrar seus gastos mensais para manter sua vida financeira sempre em dia.

Reunimos aqui as principais dicas para você organizar e colocar suas despesas mensais de casa em dia, e manter sua vida financeira mais controlada.  

Entenda a importância de controlar seus gastos

A partir do momento em que é feito um controle do que você gasta e do que recebe, você começa a planejar todos os seus gastos de forma mais criteriosa, faz corte dos gastos que são desnecessários, determina tudo que é prioridade, e passa a ver oportunidades de economizar o seu dinheiro. 

Dessa forma, você tem a possibilidade de ter uma grana a mais todo mês para investir em outras coisas que você tanto sonha, e até mesmo acumular uma reserva financeira. 

Considere o que é prioridade e veja como a regra 50-15-35 pode te ajudar

É importante que você saiba identificar o que de fato é necessidade ou é apenas um desejo do momento – têm coisas que você pode deixar ou esperar um pouco mais para comprar. Não seja compulsivo. 

Priorize os itens de consumo do seu dia a dia como alimentação, medicamentos e combustível. Não se esqueça das suas despesas fixas como o pagamento do aluguel, financiamento do imóvel, gás, internet, feira, contas de luz, água e telefone, por exemplo. 

Esteja também preparado financeiramente para anualmente efetuar o pagamento de tributos municipais como IPTU e taxa de lixo e, além disso, arcar mensalmente com despesas de condomínio.

Uma forma simples e eficaz de organizar suas finanças, é utilizar a regra  50-15-35. O objetivo é dividir seus gastos mensais em três categorias. Veja agora quais são elas: 

• 50% para gastos essenciais: despesas com aluguel, alimentação, transporte público, combustível, mensalidade de escola ou de faculdade, internet, contas de água e luz;  

• 15% para compromissos financeiros: dívidas, parcelamentos, investimentos e etc;

• 35% para estilo de vida: gastos com viagens, academia, salão de beleza, restaurante e compras, por exemplo. 

O principal ponto dessa regra é o uso mais consciente do seu dinheiro.

Saiba como economizar nas despesas de casa

Algumas das suas despesas fixas pode ser reduzidas com a mudança de hábitos no seu dia a dia, o que consequentemente pode te ajudar a economizar seu dinheiro. Relacionamos aqui algumas dicas para te ajudar neste quesito:


Como economizar na feira do mês: 

  • Evite ir ao supermercado nos finais de semana. Por ser dias de folga de muitas consumidores, os preços aumentam, e as promoções acabam mais rápido;
  • Nos aplicativos dos supermercados costumam ter boas promoções e descontos. Dê uma conferida antes de ir ao estabelecimento; 
  • Defina um valor do que será gasto levando sempre em consideração suas despesas mensais. Essa é uma forma de ter controle financeiro;
  • Verifique o que é necessário comprar, e faça uma lista dos produtos essenciais;
  • Evite fazer sua feira no início do mês. É a época que a maioria das pessoas recebem o salário, logo os preços sobem, e as promoções acabam mais rápido;
  • Pesquise os preços nos supermercados e fique atento às promoções semanais. Nas feiras livres, os preços de produtos de hortifruti costumam ser mais baratos. 
  • Clique aqui e veja mais dicas para economizar na feira  https://www.instagram.com/p/CXTimHWuOs3/ 

Como economizar água: 

  • Um banho de 15 minutos já é o suficiente para a higienização do corpo. Não deixe o chuveiro aberto enquanto você se ensaboa ou lava o cabelo. Assim você economiza até 48 litros de água por banho; 
  • Feche a torneira enquanto você escova os dentes, lava o rosto ou as mãos. Dessa forma, você economiza até 3 litros de água;
  • Tire um dia da semana e lave todas as roupas de uma vez. Principalmente, se você tiver máquina de lavar. 
  • Clique aqui você encontre mais dicas https://www.instagram.com/p/CTXKFecrEMy/

Como economizar energia:

  • Não tome banhos demorados, principalmente durante o inverno e horário de pico (18h às 20h30). Um banho de 10 minutos já o suficiente; 
  • Passe todas as roupas de uma só vez, e desligue o ferro se ele não estiver em uso;
  • Não deixe a geladeira aberta por muito tempo. Esse é o hábito que mais consome energia;  
  • Aproveite o máximo da luz natural. Invista em lâmpadas fluorescentes ou de LED, e não se esqueça de apagar as luzes ao sair dos ambientes;
  • Não deixe as portas e janelas abertas enquanto o ar condicionado estiver ligado. 
  • Quer saber mais? Você encontra tudo aqui https://www.instagram.com/p/CRmAcE_q2uo/ 

Como economizar seu gás de cozinha:

  • Se as chamas do seu fogão estiverem amareladas ou alaranjadas, é sinal de acúmulo de sujeira ou entupimento. Se isso persistir, faça a substituição por novas. O ideal é que elas estejam azuis;
  • Se o seu fogão estiver muito velho ou apresentar falhas, considere a compra de um novo, pois isso aumenta o consumo de gás; 
  • Utilize a panela de pressão com mais frequência, pois ela cozinha os alimentos mais rápido. 
  • Clique aqui e confira mais dicas para economizar gás de cozinha https://www.instagram.com/p/COiSu7QFgLq/

Liste o dinheiro que entra e sai

Você pode fazer essas anotações em um caderno, agenda, planilha ou até mesmo com a ajuda de um aplicativo. 

Alguns aplicativos que podem te ajudar são: Guiabolso, Mobills, Organizze, Minhas Economias e Orçamento Fácil. Todos eles são práticos, fáceis de manusear, e estão disponíveis no Google Play e App Store. 

Anote todas as suas receitas como o valor do seu salário, comissões ou outro tipo de renda que você tenha, e depois anote tudo o que você gasta, ou seja, realize um controle de entrada e saída de receitas. E lembre-se: seja fiel até mesmo aos seus gastos em centavos, considerando que, mesmo que poucos, influenciam nos gastos totais. 

Recomendamos que tire um momento para fazer as anotações de tudo o que você gastou no dia, organize tudo por datas e, ao final do mês, faça as contas do que você ganhou e gastou. O objetivo é saber como você administra seu dinheiro, e se conscientizar sobre a importância desse controle.

Utilize pastas para separar as contas do mês

Uma ótima ideia para você guardar suas contas do mês, é comprar pastas para separar por *contas pagas* e *contas a pagar*. São vários os tipos de pastas que você encontra em qualquer papelaria – escolha a que melhor te atende. 

Você pode utilizar para colocar suas contas de água, luz, telefone, internet, faturas ou boletos, por exemplo. Quando chegarem em sua casa, guarde elas na pasta de contas a pagar e, ao efetuar o pagamento, coloque na pasta de contas pagas.

Para te ajudar a identificar, você pode colocar o nome nas pastas, ou comprar uma pasta verde para sinalizar as contas pagas e uma vermelha indicar as contas a pagar. 

Essa é uma forma de você se organizar para não esquecer de pagar nenhuma conta, e ter fácil acesso sempre que precisar consultar alguma delas.


Agora que você entendeu a importância e como controlar seus gastos mensais, essas dicas vão te ajudar a determinar o que é prioridade, economizar para investir em algo que você sonha ter, e a evitar gastos desnecessários para garantir que nada saia do seu controle. 

Esperamos que todas essas informações sejam de grande utilidade no seu dia a dia. Isso só a Jair Amintas Netimóveis faz por você! 

Compartilhe esse conteúdo e deixe seu comentário! Até a próxima!

 Site: jairamintas.com.br
 Telefone/Whatsapp: (38) 3201-2333
Instagram: @jairamintasimoveis


Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s