Posição do sol e valorização do imóvel

Ao escolher um imóvel, existem alguns fatores que contribuem para a sua valorização como a localização, tipo de acabamento, áreas externas e estado de conservação, por exemplo.

Mas existem outros que por muitas vezes não são lembrados, como é o caso da posição do sol em relação ao imóvel, o que pode influenciar no conforto térmico dos ambientes, no sono dos moradores e conservação da estrutura.

Reunimos aqui os principais pontos a serem observados em relação a posição do sol e que podem te ajudar a fazer a escolha certa do imóvel.

Onde o sol nasce e se põe?

Antes de tudo, é importante entender em qual posição o sol nasce e se põe. Lá no passado estudamos isso nas aulas de geografia. Você se lembra?

Com a rotação diária do planeta, o sol nasce na posição leste e se põe a oeste. São essas posições que indicam em que períodos do dia os raios do sol entram no imóvel, dependendo da sua localização.

Como a posição do sol pode influenciar na valorização do imóvel

Veja agora quais são as posições do sol em relação aos imóveis e as diferenças entre elas:

Face Norte: Posição mais valorizada das demais. Ela permite mais sol durante o dia no imóvel e um clima mais fresco a noite, principalmente, no período do verão. Durante o inverno, a face norte deixa os cômodos mais aquecidos.

Face Sul: Posição que o sol entra menos nos ambientes durante todas as estações do ano. Imóveis com essa característica têm mais chances de ter umidade com mais frequência. Sendo assim, os imóveis com Face Sul podem ser desvalorizados, mas isso não impede a venda. Podem ser mais vantajosos para imóveis localizados nas regiões do país, onde o clima é mais quente, e uma desvantagem para imóveis nas regiões, onde o clima é mais frio.

Face Leste e Oeste: Em ambas posições o sol está sempre presente e também são valorizadas. O que diferencia as duas é o período do dia em que ele aparece. Pelo fato do sol nascer ao leste, no decorrer da manhã essa é a posição que ele vai aparecer com mais frequência. Já devido ao sol se pôr a oeste, no decorrer da tarde essa é a posição que será ocupada pelo sol.


Dica Extra: Se possível, faça visitas nos imóveis no começo da manhã e no final da tarde. Dessa forma, será mais fácil descobrir quando e em quais locais do imóvel o sol incide. Ao visitar o imóvel, observe de acordo com o horário de sua visita, a posição em que o sol se encontra, quais cômodos recebem a luz direta do sol, e quais estão à sombra, para então definir para qual face o sol está direcionado – mais para leste ou oeste, se recebe mais o sol da tarde ou da manhã, ou mais para face norte ou sul, recebendo ou não recebendo sol durante todo o dia.


Recomendações para cada cômodo

Importante observar que o imóvel pode ter mais de uma face, o que acentua a importância de investigar o posicionamento dos cômodos em relação a incidência de sol. Veja algumas recomendações de acordo com cada um.

Quartos posicionados ao leste tem mais incidência do sol da manhã, quando os raios solares são menos intensos e a sensação térmica é mais agradável, o que pode ajudar o moradores a regular melhor o seu relógio biológico ao levantar mais cedo, trazendo mais disposição durante o dia. Caso queiram prolongar as horas de sono na manhã, o recomendado é posicionar a cama em um local sem incidência direta do sol, e realizar a instalação de uma cortina blackout.

Nas salas e home office o recomendado é ter sol durante o dia, por serem cômodos onde os moradores ficam por mais tempo, por isso as posições solares mais indicadas são a face norte e leste. Mas atenção: observe a posição da TV na sala e do computador no home office, já que em alguns casos o sol dificulta a visualização de telas.

Já na varanda e no quintal, o ideal é que incida o sol da tarde com predomínio da face oeste, seja para melhor aproveitamento da vista e de um belo pôr do sol, ou para que o sol ajude na secagem natural das roupas no varal. O mesmo vale para a área de serviço, por ser um local que costuma ser úmido.

Cozinha e banheiro são ambientes que não necessitam de tanto conforto térmico, por isso as posições solares mais indicadas são sul e oeste. Na cozinha o ideal é que não tenha incidência solar direta, já que pode prejudicar o funcionamento de eletrodomésticos.


Está a procura de um imóvel para comprar ou alugar? Todas as informações citadas acima podem ajudar para que a escolha do seu imóvel seja assertiva e evite contratempos.

Temos imóveis em várias regiões da cidade!

E lembre-se, nossas equipes de vendas e locação estão sempre prontas para te atender. Teremos o maior prazer em apresentar os nossos serviços e esclarecer suas dúvidas. Estamos sempre à sua disposição!

 Site: jairamintas.com.br
 Telefone/Whatsapp: (38) 3201-2333
Instagram: @jairamintasimoveis

Compartilhe esse conteúdo e deixe seu comentário!

Até a próxima!

Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s