Como usar o FGTS para adquirir seu imóvel próprio (condições e regras)

Adquirir a casa própria é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. Principalmente, para quem quer sair do aluguel ou até mesmo para quem deseja investir em um imóvel para ter uma renda extra com aluguel, por exemplo.

Hoje você irá conhecer as condições e regras para usar o FGTS como entrada para financiar um imóvel. Essa alternativa pode ser o empurrãozinho que faltava para possibilitar seus planos.

Mas o que é o FGTS?

É importante destacar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, é depositado 8% do salário de cada funcionário pelos empregadores, em nome dos empregados, em uma conta na Caixa Econômica Federal.

Não é necessário que essa conta seja solicitada pelo trabalhador e também não gera nenhum custo para o mesmo, pois é aberta automaticamente durante a primeira contratação em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Caso o empregado mude de empresa, a conta permanece a mesma, sendo utilizada pelos futuros empregadores para os próximos depósitos do FGTS.

Usar o saldo FGTS como entrada para comprar um imóvel é uma ótima alternativa, na medida em que possibilita dar um maior montante no valor de entrada do imóvel, facilitando a aprovação do financiamento, e a amortização da dívida ao longo do tempo.

Investir na casa própria com esse rendimento é a opção mais utilizada por trabalhadores em regime CLT.

Consultar o FGTS

Antes de tudo, o primeiro passo é consultar o saldo. O valor do FGTS geralmente é utilizado como parte de pagamento, normalmente como a entrada do valor total a ser pago. Caso o valor disponível no fundo seja superior ao valor total do imóvel, é possível quitar a compra com o FGTS.

Regras para financiar um imóvel com o FGTS

É preciso ter bastante atenção na hora de utilizar o dinheiro para esta finalidade, pois existem algumas regras a serem seguidas. Veja abaixo algumas delas:

  • Para um imóvel novo é necessário que seja 20% de entrada. Já um imóvel usado a exigência é que seja 30% do valor de entrada.
  • O imóvel deve ser avaliado em até R$ 1,5 milhão, ou seja, o valor total não pode ultrapassar esse valor.
  • O imóvel deve ser classificado como residencial e urbano;
  • O comprador deve ter trabalhado no mínimo três anos, consecutivos ou não, no mesmo emprego ou qualquer outro sob regime do FGTS;
  • O imóvel não deve ter financiamento atualizado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • O imóvel deve ser usado exclusivamente para a moradia do titular, ou seja, não é possível usar o FGTS para comprar um imóvel destinado a outra pessoa.
  • O comprador não deve ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutário ou cessionário de outro nível residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício do seu trabalho principal ou de sua residência, incluindo os municípios próximos ou os municípios integrantes da mesma região Metropolitana.
  • O comprador deve não ter usado os recursos do FGTS no prazo mínimo de três anos até a data da compra do imóvel.
  • O imóvel deve estar localizado na cidade em que o comprador mora há mais de um ano, nos municípios próximos, região metropolitana ou na cidade onde mora.

Todas as condições de enquadramento para o uso de FGTS são estabelecidas pelo Agente Operador do FGTS através do Manual de Moradia Própria, disponível no site da CAIXA, na seção de “Downloads”.

Outras possibilidades

Existe ainda a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia para amortização ou liquidação de dívida de financiamento. O saldo devedor deve ser inferior ao valor acumulado no FGTS e deve ser liberado após avaliação de condições junto à Caixa Econômica Federal.

Já se você possui um valor do FGTS mais elevado, vale a pena até quitar o valor total do imóvel. O rendimento será muito maior do que deixar o dinheiro parado na conta. Em alguns casos, é possível ter uma renda extra alugando o imóvel comprado.

É preciso ter planejamento financeiro

Antes de tudo, é importante ter um planejamento financeiro para ajudar a alcançar os objetivos de forma positiva e evitar dores de cabeça.

Vamos imaginar que você tenha uma boa quantia de FGTS na conta e vai usá-la para dar entrada no imóvel. Tudo está indo bem, os valores das parcelas são tranquilos para você pagar até que ocorra uma emergência financeira e você precise de dinheiro, como por exemplo, no caso da perda do emprego.

Nesses momentos, se você não tiver uma reserva financeira, pode até ter adiantado utilizar o FGTS para o financiamento, mas futuramente, você vai continuar precisando de mais dinheiro para honrar os compromissos.

Viu só? Tudo é apenas uma questão de planejamento financeiro.


Agora que você já sabe as condições, as regras para adquirir seu imóvel próprio usando seu FGTS, e também a possibilidade de utilizar para amortização ou liquidação de dívida de financiamento, a Jair Amintas Netimóveis pode ser uma aliada para te ajudar nesse processo!

Se você quiser saber mais sobre nossas opções de imóveis que aceitam financiamento, estamos à sua disposição para agendar um horário com um dos nossos especialistas. Teremos o maior prazer em apresentar os nossos serviços e esclarecer suas dúvidas.

Jair Amintas Netimóveis

Telefone: (38) 3201-2333
Vendas – Whatsapp: (38) 3201-2308
Site: jairamintas.com.br

Compartilhe esse conteúdo e deixe seu comentário!

Até a próxima!


Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s