Vai reformar seu imóvel? Veja algumas dicas para o planejamento de sua reforma

Hoje vamos falar sobre esse assunto que gera dúvidas em muitas pessoas: a reforma de um imóvel. O sonho da reforma de um imóvel exige análise crítica, um planejamento financeiro inicial, e bastante foco para alcançar o resultado esperado e evitar apuros. Lembre-se, quando tudo é organizado, os resultados superam as expectativas.

Além disso, é fundamental ter a orientação de quem realmente entende do assunto, como um arquiteto ou engenheiro para direcionar tudo que será feito do início ao fim.

Considerando tudo isso, relacionamos alguns pontos a serem levados em consideração durante todo o processo. Vamos lá?


Tenha controle financeiro

Para qualquer conquista material, é necessário ter controle financeiro e saber priorizar. Quando se trata de uma reforma, isso não é diferente. Aqui no nosso blog você encontrará o post sobre Dicas de Planejamento Financeiro que irá te auxiliar nessa jornada inicial.

Uma das principais dicas é “Anote as suas receitas e despesas”. Partindo do quanto você ganha e o quanto você gasta, diferencie os desejos das necessidades verdadeiras. O segredo está em saber identificar o que é necessário e o que se pode ficar sem. Para ter resultados positivos é importante adotar novas atitudes e comportamentos em relação ao dinheiro.

Certifique-se o que será reformado

É necessário verificar o que pode ser reaproveitado do imóvel e o tempo que um item pode durar. Verifique, por exemplo, o estado das portas e janelas, talvez apenas uma pintura pode resolver o problema, assim você consegue economizar recursos em vez de trocar por novos.

Arquitetos e engenheiros são profissionais capacitados que podem te ajudar nessa etapa, mas é fundamental que você tenha a mente aberta para aceitar as sugestões.

Seja organizado

É importante que você tenha organização em todas as etapas para não perder o controle do que será feito. Anote todos os gastos, desde materiais baratos aos mais caros, em uma agenda, caderno ou até mesmo uma planilha. Assim, você saberá quanto gastou do início ao fim da reforma.

Participe das decisões

É essencial que você participe de todas as etapas de reforma do seu imóvel para garantir que tudo ocorrerá bem. Acompanhe todo o processo, desde o orçamento dos materiais que são utilizados, até a realização dos trabalhos finais.

Defina a melhor época para a reforma

Tenha em mente que uma reforma demanda tempo e paciência, e pode levar de alguns dias à várias semanas a depender de como será feito. É importante verificar qual época do ano é mais favorável para realizar a reforma, pois devem ser levados em consideração os períodos chuvosos que podem dificultar a realização da reforma. Isso dependerá da região/cidade que você mora.

A chuva pode, por exemplo, transformar a poeira em lama, e ainda estragar ou levar materiais como areia e cimento, que ficam geralmente expostos próximos a obra. Para evitar o desperdício, recomendamos que mantenha esses itens em locais secos e cobertos, ou protegidos por lona.

Avise os vizinhos

Antes de dar início a reforma, uma boa conversa com os vizinhos poderá evitar alguns problemas ou até mesmo denúncias na prefeitura. Se você mora em condomínio, seja de apartamento ou de casa, verifique com o seu síndico qual é o horário permitido e quais são as restrições quanto ao barulho e ao trânsito de pessoas e materiais. Fique atento a isso!

Para quem mora em condomínio, é importante considerar também que a Norma Brasileira 16.280 determina que todas as obras dentro de um condomínio passem pelo aval do síndico e, em alguns casos, de um engenheiro ou arquiteto. Para isso, os condôminos devem entregar ao síndico uma série de documentos antes de iniciar uma reforma em sua unidade.

Mãos a obra

Agora que você já por onde começar, é hora de colocar a mão na massa!

Esperamos que todas essas orientações possam te ajudar a dar início a reforma do seu imóvel. Lembre-se que, com planejamento, você terá mais chance de alcançar o resultado que sempre sonhou.


Tem um imóvel desocupado e parado? Considere fazer uma reforma e transforme seu imóvel em renda disponibilizando para aluguel ou venda. Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados!

A Jair Amintas Netimóveis tem mais de 40 anos de experiência, e é referência no mercado imobiliário de Montes Claros e região. Além de negociar imóveis, a nossa missão é contribuir para a realização dos seus sonhos.

Se você fez uma reforma no seu imóvel e tem interesse em vender ou alugar, saiba que nós podemos te ajudar!

Estamos à sua disposição para agendar um horário com um dos nossos corretores, sem compromisso. Teremos o maior prazer em apresentar os nossos serviços e esclarecer suas dúvidas.


Jair Amintas Netimóveis

Telefone: (38) 3201-2333
Vendas – Whatsapp: (38) 3201-2308
Site: jairamintas.com.br

Compartilhe esse conteúdo e deixe seu comentário!

Até a próxima!


Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s