Como planejar as finanças para comprar um imóvel

Ter um imóvel para chamar de seu é o sonho da maioria dos brasileiros, mas
mesmo em um cenário econômico favorável e aproveitando as facilidades de crédito disponíveis atualmente, comprar um imóvel demanda planejamento financeiro e muita disciplina.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é requisito obrigatório ter uma fortuna na conta bancária nem um salário generoso para planejar a compra do imóvel próprio. É possível organizar as finanças em qualquer faixa de rendimento, a chave para realizar esse sonho está na capacidade de equilibrar as despesas, as receitas e reservar uma parte da renda para compras futuras.

Vamos mostrar o que você pode fazer para começar a caminhada rumo à conquista desse sonho. Continue lendo para saber como planejar as finanças para comprar um imóvel.


Faça as pazes com o dinheiro

O primeiro passo é repensar a postura com relação ao uso do dinheiro e aprender a usar os recursos da melhor forma possível.
Recomendamos o post “Dicas de Planejamento Financeiro” para aprender quais são os passos essenciais e conhecer algumas fontes confiáveis e descomplicados para aprofundar os seus conhecimentos sobre finanças.

Descubra qual é sua real situação financeira

Considere as despesas básicas, os rendimentos, incluindo os eventuais recebimentos e as possibilidades de economizar nas despesas.

Estude o mercado imobiliário e pense nas possibilidades

Comece definindo o tipo do imóvel que deseja comprar e faça considerações. O que você precisa ter em mente?
• Tipo do imóvel: casa, apartamento, lote, sala, etc.
• Comprar imóvel novo ou usado
• Orçamento disponível

Recomendamos a leitura de um post com dicas e considerações importantes nessa etapa: “Pontos a considerar para escolher seu imóvel”.

Depois de identificar qual é o imóvel ideal para seus planos, procure conhecer as diferentes opções de financiamento e de crédito que estão disponíveis no mercado.

No caso de financiamento, atualmente é possível na maioria das instituições bancárias do país financiar até 80% do valor do imóvel, fazendo necessária entrada de ao menos 20% através de recurso próprio ou uso do FGTS. Busque informações sobre o uso do FGTS como entrada de um financiamento e pesquise sobre amortização para entender a forma como a parcela é composta. É importante entender que quando pagamos as parcelas estamos pagando uma parte do valor que tomamos emprestado para adquirir o imóvel, ou seja, estamos amortizando a dívida, e outra parte corresponde aos juros cobrados.

Existem 2 sistemas de amortização (diminuição gradativa da dívida), uma que utiliza o Sistema de Amortização Constante (SAC) e outra pela Tabela Price.

Pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), como o nome diz, o valor final total a ser pago pelo financiamento é fixo, enquanto as parcelas e juros são decrescentes ao longo do período. Assim, as parcelas são maiores no início e menores ao final da amortização.

Já com base no sistema de amortização que utiliza a Tabela Price, as parcelas do financiamento são fixas durante todo o período. Como o valor da prestação é fixo, com o passar do tempo, o valor total final a ser pago pelo financiamento sofre significativo aumento devido aos juros aplicados sobre ele.

Ou seja, no sistema SAC o valor da parcela inicial da prestação é maior, mas o valor total final que é pago pelos juros é menor. Já no sistema Price o valor da parcela é fixo durante todo o período de amortização, mas o montante total pago pelo financiamento costuma ser significantemente mais elevado.

Para decidir qual a melhor opção para você vale considerar o valor da parcela que tem condições de pagar, o prazo em que pretende quitar o financiamento, e os juros a se pagar sob o valor total do imóvel.

Além disso, lembre-se de incluir nos cálculos todos os gastos que envolvem a compra de um imóvel. Importante contar com uma reserva para gastos mais imediatos como o pagamento de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), Registro e escritura de Imóvel, Taxas cartoriais dentre outros que podem variar de acordo com o tipo de negociação escolhida. Custos com a mudança também devem ser considerados.

Defina um objetivo financeiro

Ao se planejar para comprar um imóvel é possível calcular o valor necessário para a aquisição (seja para compra à vista ou para pagar a entrada e as parcelas de um financiamento) e determinar a quantia que precisará ser direcionada todos os meses para atingir esse objetivo dentro de um prazo determinado.

É recomendado que o valor investido no financiamento represente até 30% da renda mensal. Valores acima disso põem em risco as contas do mês e podem gerar outras dívidas. Por isso, sempre atente a isso no momento de negociar parcelas e assuma somente compromissos que caibam no seu bolso.


E quando chegar a hora de comprar o seu imóvel, saiba que estamos aqui para você.

Com 42 anos de experiência, amplo conhecimento de mercado, profissionais de alta performance, a Jair Amintas Netimóveis tem os melhores e mais completos serviços imobiliários de Montes Claros e a maior carteira de imóveis da região. Mas a melhor parte do nosso trabalho vai muito além de negociar imóveis, contribuímos para a realização dos sonhos de muitas vidas.

Fique à vontade para agendar um horário com um dos nossos corretores, sem compromisso. Teremos o maior prazer em apresentar os nossos serviços, esclarecer suas dúvidas e mostrar opções de imóveis ideais para os seus propósitos e suas possibilidades financeiras.

Jair Amintas Netimóveis

Site: jairamintas.com.br
Telefone: (38) 3201-2333
VENDAS – WhatsApp: (38) 3201-2308

Esperamos que as essas informações sirvam de incentivo e apoio para você organizar melhor o seu orçamento e planejar as finanças para comprar um imóvel

Aproveite para deixar os seus comentários e compartilhar esse conteúdo.
Até a próxima!

Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s