Riscos de mercado: cuidados ao se negociar direto com o proprietário

Entre os sonhos dos brasileiros está a compra de um imóvel e evitar prejuízos financeiros é o objetivo dos cuidados a serem tomados na negociação direta com o proprietário.

Toda pessoa que busca comprar um imóvel deve ter em mente que estará adquirindo um patrimônio, e que por isso, é preciso ter muitos cuidados e a recomendação é válida tanto para quem vende, quanto para quem compra o imóvel.


O primeiro passo para evitar dores de cabeça e grandes prejuízos é se certificar se quem está vendendo o imóvel é de fato o seu real proprietário. Essa certeza pode ser verificada consultando o cartório de registro de imóveis e requerendo a certidão de registro do imóvel, que conterá não são só a descrição e características do imóvel, bem como eventuais e possíveis gastos e encargos em virtude de dívidas do proprietário do imóvel.

Outro ponto essencial diz respeito às dívidas do imóvel. São comuns as dívidas com o IPTU e também débitos com a administradora de condomínio no caso de apartamentos ou casas em condomínio fechado, que também devem ser verificadas antes da conclusão do negócio.

Importante também é a confecção de um contrato claro, em que as obrigações do Vendedor e Comprador fiquem bem descritas evitando como por exemplo, assunção de dívidas não previstas (IPTU, TLRS, Taxas Condominiais etc). 

Outro ponto também que precisa ser tratado são quais acessórios do imóvel que fica e o que sai com a venda, como por exemplo, móveis, cortinas, espelhos e etc.

Com isso, aquele excelente négcio sem a participação da imobiliária pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Como se já não bastasse todos esses cuidados ditos acima, tem-se ainda, o risco de comprar um imóvel acima do preço de mercado. Portanto, ser assessorado por um bom corretor de imóveis lhe dará a certeza que você está fazendo um bom negócio.

E tem ainda questões jurídicas que envolvem os contratos e as burocracias que fazem parte de uma negociação de compra e venda de um imóvel.

Vale lembrar aqui como é importante a presença do corretor de imóveis nesse processo, ele é o profissional que tem propriedade para avaliar o imóvel de forma correta. É importante você saber que os corretores são qualificados como Peritos Avaliadores com reconhecimento do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) e CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis), e têm experiência de mercado e facilidade para entender todos os trâmites envolvidos, o que pode evitar grandes perdas.


Como vimos, são muitos os riscos ao se negociar direto com o proprietário,
vamos mostrar alguns cuidados que devem ser considerados para evitar que o imóvel dos sonhos se torne um pesadelo:

  • Verifique se quem está vendendo é o proprietário (proprietário é quem consta na matrícula do imóvel).
  • Não aceite pagar o preço sem receber a escritura do imóvel. Caso o proprietário insista em não outorgar a escritura, desconfie.
  • Verifique se o proprietário pode vender o imóvel de forma válida; 
  • Verifique se existe ônus sobre o imóvel.
  • Verifique se os vendedores estão sendo processados ou são alvos de cobranças extrajudiciais.
  • Verifique se os vendedores são sócios de empresas.
  • Verifique se a incorporação está registrada, bem como as demais informações sobre a construção, em caso de imóveis vendidos na planta.
  • Verifique, em caso de compra em loteamento em desenvolvimento, se o empreendimento está aprovado na prefeitura e registrado no cartório. 

Para o proprietário, uma dificuldade comum a quem escolhe negociar imóvel de forma direta é a demora para fechar a venda. Sem um corretor de imóveis os períodos de negociação podem se estender a longos meses de custos e esses valores podem acabar sobrepondo àqueles investidos na porcentagem paga a uma imobiliária, que tem recursos para fazer vendas mais rápidas e com total segurança.

Esperamos que o nosso conteúdo seja útil para quem pensa em negociar um imóvel direto com o proprietário. Fique à vontade para deixar os seus comentários e recomendar esse post.

Até a próxima!


Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s