Compra ou aluguel: descubra o melhor pra você

Questões culturais do Brasil e valores familiares que atravessam gerações defendem que a compra de uma propriedade é sempre a melhor escolha. Mas muitos especialistas financeiros pensam diferente disso e valorizam mais o aluguel em circunstâncias específicas.

As duas opções podem ser vantajosas e a decisão depende de diferentes fatores, convém analisar o momento de vida e a situação financeira, por exemplo.

Nem tudo em nossa vida deve ser decidido apenas pelo lado financeiro, como é o caso da compra ou aluguel de um imóvel.

Vamos mostrar aspectos que envolvem essas duas opções para ajudar na decisão de comprar ou alugar um imóvel para morar. Lembrando que o ideal é você prestar atenção no seu momento e pensar em longo prazo.

Considerações sobre a compra de um imóvel

A compra de um imóvel é o sonho de muitas pessoas e ainda é um dos investimentos considerados mais seguros, além de aumentar o patrimônio pessoal e familiar para as próximas gerações.

Mas é um investimento alto. Estamos falando de uma das despesas mais elevadas que fazemos ao longo da vida. Devido às facilidades para financiamento é possível pagar um imóvel em até 30 anos, com as facilidades de morar nele enquanto paga parcelas mensais, até quitar o valor total. No final do prazo, o imóvel é seu e você não vai precisa pagar mais nenhuma mensalidade.

Algumas indicações de que a compra pode ser ideal para seu momento:

  • Planeja ficar no mesmo lugar por muitos anos;
  • Tem direito a um financiamento com valores que pode pagar sem comprometer o orçamento;
  • Tem uma reserva financeira de cerca de 20% do valor do imóvel para pagar a entrada do financiamento;
  • Está ciente de que assumirá o compromisso com taxas e despesas que envolvem a propriedade de um imóvel.

Se você identificou que é esse o seu momento, recomendamos a leitura de um ótimo post com dicas importantes. Acesse Chegou a hora de comprar um imóvel? e aproveite as informações.

Considerações sobre o aluguel de um imóvel

Muitos veem o aluguel como um vilão, mas as coisas não são assim. Se você não possui a quantia necessária para comprar um imóvel ou para pagar a entrada, de cara, o aluguel é a opção mais adequada para você. E também existem outras circunstâncias em que o aluguel deve ser considerado, isso quer dizer que mesmo para quem possui o dinheiro necessário para comprar um imóvel à vista, alugar pode ser vantajoso do ponto de vista financeiro visto que não demanda um investimento inicial tão alto e você pode pagar um valor mensal até menor do que a parcela de um financiamento, por exemplo.

Alugar um imóvel dá a liberdade para morar em diferentes locais e tipos de moradia, de acordo com os gostos e necessidade do momento. Além disso, o inquilino não tem grandes preocupações com reformas, manutenção da propriedade, valorização do bem e outros gastos, que ficam na responsabilidade do proprietário do imóvel.

Mas é preciso saber que existem despesas que fazem parte da locação e que ficam sob a responsabilidade do inquilino, como a garantia exigida para o aluguel, taxas de condomínio e despesas de consumo que devem ser pagas durante todo o contrato.

Se você decidiu que é melhor alugar, recomendamos a leitura de um post que vai ajudar na preparação das finanças. Acesse Taxas e compromissos que vem com o aluguel e comece a se organizar.

Algumas indicações de que alugar pode ser ideal para seu momento:

  • Não tem certeza de quanto tempo ficará na cidade por causa do trabalho, mudança de situação familiar ou outros motivos;
  • As suas finanças são variáveis ou podem mudar em breve, o que pode dificultar o pagamento de um financiamento;
  • Gosta de ter liberdade para mudar;
  • Não quer ser responsável por manutenção e reparos nem precisar se preocupar com a valorização do bem.

É importante deixar claro que o fato de alugar um imóvel hoje não coloca em risco a aquisição do imóvel no futuro. Tudo é apenas o momento.


Seja sua escolha compra ou aluguel do imóvel, é necessário sempre consultar uma imobiliária séria para esclarecer todas as dúvidas e receber o auxílio necessário para tomar a melhor decisão.

E por falar em auxílio, temos um conteúdo pra dar aquela mãozinha nas suas considerações sobre o que é melhor. Acesse aqui para baixar o PDF “Alugar ou comprar um imóvel?”

Saiba que pode contar com a ajuda da Jair Amintas Netimóveis na busca do imóvel imóvel ideal, seja para locação ou para chamar de seu. Temos uma extensa quantidade e variedade de imóveis e disponibilizamos múltiplos canais de atendimento.

Fique à vontade para entrar em contato. Estamos disponíveis via ligação apelo número (38) 3201-2333 ou por WhatsApp na nossa página de atendimento on-line.

Recomende esse conteúdo para quem você acha que pode se beneficiar com as informações e aproveite para compartilhar a sua opinião nos comentários.

Até a próxima!


Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s