Dicas para comprar um imóvel de leilão com segurança

Comprar um imóvel em leilão pode ser uma alternativa muito interessante para quem quer economizar.

Você sabia que a compra da casa própria em um leilão pode representar uma economia de até 50% em comparação aos valores de mercado?

O primeiro passo é saber como funciona. O leilão de imóveis acontece quando o patrimônio é tomado pelo credor para quitação da dívida. No leilão, o bem será vendido para o comprador que oferecer o maior lance ao leiloeiro.

Os leilões podem ser realizados por empresas especializadas ou por órgãos da justiça. Acompanhar as orientações de cada leilão é fundamental para saber como participar.

Embora o funcionamento não seja difícil, é importante entender alguns detalhes do leilão para evitar armadilhas que resultem em prejuízos.

Para ajudar, apresentamos as principais dicas para fazer bons negócios em um leilão de imóveis. Vamos lá?

Leia o edital com atenção

As informações básicas sobre um leilão são organizadas em um documento chamado de edital. Ele é lançado, geralmente, no site das empresas ou tribunais de justiça e também podem ser publicados em outros meios de publicidade, como jornais.

No edital, o interessado deve se certificar sobre a descrição das condições de venda, o estado de conservação, a forma de pagamento, o preço mínimo, a comissão do leiloeiro, os impostos e o modelo de contrato que será assinado pelas partes. O documento também mostra se existem dívidas fiscais relacionadas ao patrimônio.

Confira a documentação

Os documentos do imóvel são aspectos essenciais em um processo de leilão. Como os bens chegam à venda por conta da inadimplência, é fundamental saber como está a documentação e checar a existência de dívidas e pendências, pois há depender, pode haver outros ônus para o comprador.

Atenção: O preço de venda pode ser atrativo, mas é possível se tornar desvantajoso caso exista uma dívida alta.

Contar com a ajuda de um advogado é bastante útil nesse processo. Ele saberá onde procurar todos os dados necessários para trazer tranquilidade na compra.

Visite o imóvel

Infelizmente, alguns casos específicos de leilão não autorizam os compradores a visitar o local. Mas em muitos outros é possível fazer essa visita. Procure essa informação no edital ou entre em contato com o leiloeiro para saber como isso pode acontecer. Se tiver oportunidade, visite o imóvel pretendido, com antecedência, para apurar suas condições e de preferência, conte com ajuda de um corretor profissional, que é a pessoa mais indicada para dizer qual o preço justo a ser oferecido em seu lance pelo imóvel de leilão.

Para saber mais sobre o trabalho desse profissional, recomendamos o post:

Especial: Por que escolher um corretor de imóveis?

Planeje os lances

Um leilão é uma compra estratégica. Defina qual lance máximo que você poderá dar. Para isso é importante colocar todas as despesas no papel e, junto com a família, qual é o melhor investimento; O ideal é definir um teto para sua oferta final. Esse limite deve ser referente ao preço que compensa pagar pelo imóvel
Tome cuidado com a forma de pagamento. Alguns editais permitem apenas a compra à vista. Já outros autorizam financiar o saldo devedor. Caso opte pelo financiamento, o ideal é que as prestações não comprometam mais do que 30% da renda familiar.

Atenção: Tenha cuidado para não se levar pela empolgação e acabar pagando mais do que o imóvel vale ou mais do que você poderia comprometer do orçamento.

Prefira imóveis desocupados

Alguns bens que vão a leilão ainda não foram desocupados pelos moradores. Mesmo com a carta de arrematação em mãos, o novo dono pode enfrentar dificuldade em tomar posse do imóvel, sendo necessário, se for caso, manejar uma ação judicial para imissão de posse.

Registre o imóvel

Registre a propriedade em Cartório após a arrematação. Lembre-se que o comprador será responsável pelo pagamento da taxa de registro e do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que gira em torno de 2,5% sobre o valor do imóvel. 

Para não ficar dúvidas sobre esse passo tão importante, recomendamos a leitura do post:

Entenda a Escritura e Registro do Imóvel


Comprar um imóvel em leilão pode ser muito vantajoso, mas é preciso que os cuidados essenciais sejam tomados.

Aproveite as nossas dicas e busque todas as informações que precisa para escolher um imóvel interessante e fazer um ótimo negócio.

Acesse aqui para saber mais sobre os imóveis da Caixa para venda

Esperamos que o nosso conteúdo seja útil, aproveita e compartilha com pessoas que estão em busca de informações sobre como comprar um imóvel de leilão com segurança .

Até a próxima!


Autor: Jair Amintas Netimóveis

Imobiliária da cidade de Montes Claros (MG) com mais de 40 anos de atuação no mercado. https://jairamintas.com.br/ Locação | Vendas | Avaliações | Financiamento Imobiliário Rua Bernadete, 81, Todos os Santos. CEP 39.400-138 (38) 3201-2333 CRECI 5823J

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s