Taxas e compromissos que vem com o aluguel

Na hora de alugar um imóvel é preciso ter olhar atento a todos os custos que envolvem esse tipo de negociação.

Para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês, antes mesmo de fechar o contrato de locação, é importante entender quais são as taxas e compromissos que vêm com o aluguel.

As despesas previstas no contrato precisam ser contabilizadas na hora de planejar a locação e mostraremos aqui as principais taxas e compromissos que vêm com o aluguel.

Despesas de consumo

Valores referentes a despesas como Luz, Água, Gás encanado (se houver) e Condomínio, durante o período da locação, são de inteira responsabilidade do locatário. Esses valores deverão ser pagos diretamente aos prestadores de serviço.

Tributos municipais

A taxa de lixo é cobrada para a realização dos serviços públicos de coleta e também de remoção, tratamento e destinação do lixo e de resíduos retirados dos imóveis.

O IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é uma taxa anual cobrada sobre todas as propriedades em área urbana no País. Por ser um tributo cobrado pelas prefeituras, tem valor diferente para cada município brasileiro, que varia conforme a avaliação do imóvel.

Em Montes Claros, geralmente a 1ª parcela do IPTU vence em abril e a 1ª parcela da Taxa do Lixo vence em junho.

Dica: Guarde e organize todos os comprovantes. Eles deverão ser apresentados anualmente, ao longo do período de locação, e também na desocupação do imóvel.

Para não ficar dúvidas sobre quem deve pagar o IPTU de imóvel alugado é inquilino ou o proprietário, atenção ao nosso esclarecimento:

Embora seja uma taxa gerada pela posse do imóvel, é de praxe que esse custo seja transferido ao inquilino.

Com base na Lei n° 8.245/91 – Lei do Inquilinato, compete ao Locatário efetuar o pagamento do IPTU, desde que haja cláusula contratual expressa nesse sentido, como é o caso dos contratos da Jair Amintas Netimóveis.

Então, como em nossos contratos há essa disposição, compete aos nossos Locatários o pagamento da taxa.

Lembrando que o proprietário do imóvel pode optar por fazer o pagamento do imposto e embutir o valor no preço do aluguel.

Para saber mais, leia o post:

Despesas condominiais

Para imóveis que integram um condomínio, a Lei do Inquilinato determina que cabe ao locatário o pagamento das despesas ordinárias do condomínio, ou seja, aquelas que são essenciais para o funcionamento.

A despesa de condomínio é um valor que todos os condôminos devem pagar a cada mês. Essa taxa é cobrada para custear a manutenção das áreas comuns do prédio. Além disso, a despesa de condomínio também garante o salário dos porteiros, pessoal da limpeza, zeladoria e outros prestadores de serviço.

Para entender mais sobre isso, recomendamos a leitura do post:

Garantias locatícias que dispensam fiador

Quem contrata uma garantia locatícia para substituir o papel do fiador assume custos adicionais. Na modalidade Seguro Fiança o inquilino faz um repasse mensal, com valor fixo, juntamente com o valor do aluguel. Na modalidade CredPago, pagamento é feito via cartão de crédito, a despesa pode vir mensalmente fatura ou parcelada conforme definido pelo cliente.

Despesas ao final do contrato

Ao desocupar o imóvel, o inquilino precisa devolvê-lo da mesma forma que o encontrou, tal como descrito na vistoria de entrada, isso resulta em despesas com reparos e adequações.

Se você tem um contrato de locação com a gente, leia o post como fazer a entrega de um imóvel alugado na Jair Amintas Netimóveis para saber tudo o que precisa ser feito.

Esperamos que as considerações sobre as taxas e compromissos que vêm com o aluguel sejam úteis e ajudem no planejamento que a locação de um imóvel exige.

Saiba que pode contar com a ajuda da Jair Amintas Netimóveis na busca do imóvel no perfil que procura e sempre que precisar de qualquer esclarecimento fique à vontade para entrar em contato.

Estamos disponíveis via ligação através do (38) 3201-2333 ou por WhatsApp através da nossa página de atendimento on-line.

Recomende esse conteúdo para quem você acha que pode se beneficiar com a informação e aproveite para compartilhar a sua opinião nos comentários.

Até a próxima!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s