Segurança residencial: o que é possível fazer e o que foge ao seu controle?

Investir em segurança residencial é um ótimo caminho para proteger a família e o patrimônio.

Quando estamos no conforto do nosso lar, costumamos não lembrar dos riscos que existem fora de casa. É importante prestar atenção aos pontos vulneráveis para garantir a segurança da residência e de todos que nela moram.

Confira algumas dicas de como aumentar a segurança da sua residência e ter aquela sensação de tranquilidade por saber que todas as medidas possíveis foram tomadas.


1. Prefira muros altos ou reforce a segurança dos muros baixos com uma cerca elétrica ou grade de arame. Isso dificulta o acesso de pessoas intencionadas em roubo no seu imóvel.

2. Tenha sempre iluminação na área externa, isso vai ajudar a inibir a presença de pessoas nos arredores da casa.


3. Opte por fechaduras reforçadas, com combinações de senha ou identificadores de digitais. Uma alternativa de menor custo é instalar alguns trincos extras por dentro.

4. Portões eletrônicos contribuem para dificultar o acesso de bandidos. Acionados por controle podem ser abertos e fechados a distância, acelerando o processo de entrada na garagem e tornando mais complicado o acesso à casa por outros.


5. Ter um bicho de estimação também pode intimidar a entrada de estranhos, eles fazem barulho quando sentem que algo está fora do normal.

6. Instale câmeras de segurança, de preferência com vigilância 24 horas, que possibilitam acompanhar de qualquer lugar, toda a movimentação, tanto interna, quanto externa por meio de aplicativo no celular.


7. Invista em automação residencial, que é uma modalidade de vigilância também conhecida como “casa inteligente”.Esse tipo de automação engloba tecnologias como os assistentes de voz, que permitem ao morador realizar ações importantes apenas com o comando de algumas palavras. Por exemplo, é possível acionar os alarmes da residência, trancar as portas e até ligar e desligar luzes com apenas uma frase.

8. Tenha um seguro residencial. O seguro residencial foi pensado para proteger o seu lar de diferentes formas e é um recurso eficaz de se resguardar em relação a diversos imprevistos que podem acontecer.
Para garantir sua tranquilidade durante a vigência da apólice, escolha a melhor corretora de seguros. A Jair Amintas Netimóveis recomenda a Fortis Corretora de Seguros.


Até aqui, falamos de garantir a segurança até onde podemos controlar. Mas alguns imprevistos fogem ao controle de qualquer pessoa e nessas situações um seguro garante não somente proteção para os seus bens, mas também para você e sua família.

Você sabe o que abrange a cobertura básica do seguro residencial? Confere ai:

  • Cobre os danos causados ao imóvel por incêndio ou explosão de qualquer tipo, onde quer que eles tenham se originado.
  • Cobre danos por fumaça gerada de problemas no funcionamento de aparelhos regularizados ou até por incêndio ocorrido fora do terreno segurado.
  • Abrange ainda os danos físicos (exceto danos elétricos) causados ao imóvel segurado pelo impacto de queda de raio dentro do terreno do estabelecimento segurado.

E para não ficar qualquer dúvida, conheça alguns motivos para ter um seguro residencial:

  • Assistência: o seguro residencial oferece uma ampla variedade de coberturas de acordo com a necessidade do segurado, referente a eventos de sinistro e aos serviços oferecidos.
  • Indenizações: o seguro residencial garante indenização, até o limite contratado, de danos à residência. Dessa forma, o Segurado não precisa usar seus próprios recursos financeiros para arcar com possíveis custos relacionados a um incêndio na residência, por exemplo, ou ainda o roubo dos bens.
  • Coberturas: a cobertura garante ressarcimento em casos de incêndio, roubo e danos elétricos. Além disso, o segurado também pode contratar coberturas adicionais para outros riscos, como vendaval e impacto de veículos.
  • Viajar sem preocupações: a cobertura continua mesmo durante a ausência dos moradores, o que tranquiliza o segurado. Caso algo ocorra durante a viagem, basta acionar a seguradora.

Como vimos, há opções para todos e a escolha vai depender das preferências e necessidades, de acordo com o nível de segurança, tecnologia e recursos disponíveis.

Ter proteção contra os imprevistos da vida é algo positivo por vários motivos, Afinal, nada melhor do que a garantia de receber amparo quando passar por situações difíceis.

Esperamos que as informações sejam proveitosas e que você saiba o que é possível fazer e o que foge ao seu controle quando o assunto é segurança residencial.

Fique à vontade para compartilhar nosso conteúdo e também para deixar a sua opinião nos comentários.

Até a próxima!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s