O que é e o que contempla a taxa de condomínio?


ATENÇÃO!! Leitura obrigatória para quem mora ou pretende morar em prédio

Para alguns, algo simples de lidar, para outros, confusão e até dor de cabeça, mas para todos, um assunto que precisa ficar muito bem esclarecido. E é por isso que estamos aqui, vamos explicar direitinho o que é e o Para alguns, algo simples de lidar, para outros, confusão e até dor de cabeça, mas para todos, um assunto que precisa ficar muito bem esclarecido. E é por isso que estamos aqui, vamos explicar direitinho o que é e o que contempla a taxa de condomínio. 

Direto ao ponto: o que é a taxa de condomínio? 

A taxa de condomínio é um valor que todos os condôminos devem pagar a cada mês. Essa taxa é cobrada para custear a manutenção das áreas comuns do prédio. Além disso, a taxa de condomínio também garante o salário dos porteiros, pessoal da limpeza, zeladoria e outros prestadores de serviço.

É importante destacar que a taxa de condomínio é obrigatória e deve ser paga mesmo que imóvel não esteja em uso. Outra coisa,  os valores condominiais estão previstos pela Lei 4.591/64 (Lei do Condomínio), Art. 12, § 1º, na Lei 10.406/02 (Código Civil), Art. 1336, Inciso I e na Convenção do Condomínio.

Lembrando que é dever do condomínio decidir a melhor forma para a cobrança de taxas, de modo que seja justo para todas as partes.

Como se determina o valor da taxa de condomínio?

Existem duas possibilidades de determinar a taxa a ser paga, uma delas é somar todos os gastos rotineiros do mês e dividir  entre os condôminos, nesse caso, a cada mês os valores podem variar. a outra maneira é por meio de uma cobrança de uma taxa fixa por determinado período, com base na previsão orçamentária, ou seja, identificar todos os gastos previstos para um período seguinte, levantar todos os possíveis custos e fazer o rateio pela quantidade de condôminos.

Muitos aspectos são considerados para chegar ao valor da taxa de condomínio, tais como: 

  • Custo da portaria;
  • Telefonia fixa e móvel;
  • Energia elétrica e água;
  • Limpeza e jardinagem;
  • Segurança;
  • Manutenção em geral.

O que contempla a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio contempla  despesas ordinárias e extraordinárias, no geral, incluindo a chamada taxa de reserva, um valor adicional que é pago para manter uma reserva financeira a ser uA taxa de condomínio contempla  despesas ordinárias e extraordinárias, no geral, incluindo a chamada taxa de reserva, um valor adicional que é pago para manter uma reserva financeira a ser utilizada em eventuais gastos não previstos. O fundo de reserva pode ser definido como um percentual da taxa de condomínio ou ter um valor fixo.

O que acontece se não pagar a taxa de condomínio

Sem o pagamento da taxa de condomínio, faltará dinheiro no caixa para cobrir as despesas. Sem contar que, dependendo da prática de cobrança que for adotada, os outros moradores podem acabar pagando mais caro em função da inadimplência.

A pergunta que não quer calar: é possível reduzir o valor da taxa de condomínio?

Sim! Tudo depende de uma boa administração e do comprometimento dos moradores. Para reduzir os custos é preciso analisar os gastos para verificar o que pode ser reduzido ou eliminado, verificar se há desperdício e realizar campanhas de conscientização.

Se quiser tirar todas as dúvidas sobre as definições e responsabilidades de condôminos, proprietários e inquilinos, entre em contato com a Jair Amintas Netimóveis e fale com os nossos especilistas

http://jairamintas.com.br/

Esperamos que as informações sejam proveitosas para quem escolheu morar em apartamento e precisa entender bem sobre a taxa de condomínio.

Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo e também deixar a sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s