Mais verde em casa e um toque de natureza que combina com cada cômodo

O Dia Mundial Meio Ambiente nos convida a refletir sobre a importância da natureza para a preservação da vida no planeta e a agir para que esse bem precioso seja preservado.

A Jair Amintas Netimóveis e a Floricultura Dedo Verde se uniram para mostrar que é fácil colocar mais natureza dentro de casa. E não precisa de muito espaço ou recurso. basta pega aí um punhado de disposição e receber as orientações aqui.

Você vai conhecer plantas que são recomendadas para cômodos específicos e também saber quais são os cuidados necessários.

Mais beleza e qualidade de vida para o seu lar.


Quarto: Lírio da Paz e Espada de São Jorge

Lírio da Paz e Espada de são Jorge estão entre as 5 melhores plantas purificadoras de ar e excelentes para o quarto.
Elas filtram uma variedade de substâncias nocivas presentes no ambiente e são benéficas ao sono.

Cuidados com Lírio da Paz

O lírio da paz pode ser cultivado em ambientes internos sem luz solar direta, ou em ambientes com sol fraquinho pela manhã. Gosta bastante de umidade, por isso é bom regar pelo menos 4x por semana ou mais, em meses mais quentes. Não tenha medo de fazer podas para que ele dê mais flores e folhas.

Cuidados com Espada de São Jorge

Planta rústica e de fácil manutenção, deve ser regada no mínimo a cada 15 dias e com o cuidado de não encharcar demais e apodrecer as raízes.
Fica muito bem em ambientes internos e até em ar-condicionado, tolerando também o sol da manhã.
Importante: Deixe fora de alcance de crianças e animais de estimação, pois é uma planta tóxica que pode causar irritação no nariz, boca e olhos.

Dicas

Não tenha medo de fazer podas no Lírio da paz para que ele dê mais flores e folhas.
A folha da Espada de São Jorge fica linda em vasos de vidro como planta solitária e pode ser plantada diretamente na água, sem necessidade de terra.

Curiosidades

Para quem gosta do Feng Shui, uma ciência milenar que estuda a harmonização de energias dos ambientes, Lírio da Paz também filtra energias ruins e favorece boas relações familiares.
A Espada de São Jorge também é responsável por proteger ambientes de energias ruins, inveja e mau olhado.

Cozinha: Orégano, Hortelã e Chamaedoria elegans

Orégano

Como tempero, vai bem com tomilho, manjericão e molhos de tomate (pizza!)
e funciona também como uma plantinha ornamental, compondo a decoração da cozinha.

Cuidados com Orégano

Coloque-o em um lugar que receba luz solar direta ou leve-o para receber sol pelo menos 4 horas por dia. Gosta de solo úmido, porém é preciso esperar secar completamente antes de fazer a rega.

Hortelã

Refrescante, essa plantinha aromática traz inúmeros benefícios à saúde, além de ser uma ótima aliada no preparo de sucos, vitaminas, sobremesas e refeições.

Cuidados com Hortelã

Ela gosta de sol e bastante luz. Por isso, deixe próximo à janela da cozinha para que ela dê cada vez mais folhas. A hortelã também é exigente em água, mas lembre-se de deixar o solo bem drenado para que suas raízes não apodreçam com a umidade.

Chamaedoria elegans

Perfeita para quem quer ter um pouco de verde na cozinha, mas não tem muito espaço. Além de ser uma bela planta ornamental com folhas compridas, delicadas e brilhantes, ela também está entre as plantas que mais filtram substâncias tóxicas do ambiente, em especial o formaldeído e xileno.

Cuidados com Chamaedoria elegans

Suporta o calor, porém, o sol muito forte pode acabar queimando as suas folhas, o lugar ideal para deixá-la é a sombra ou meia sombra. A rega deve ser feita somente quando o solo estiver seco, geralmente de 1 a 2 vezes por semana.

Banheiro: Alocasia e Violeta

Alocasia e Violeta são plantas que não necessitam de luz solar direta, gostam de sombra e se beneficiam da umidade do banheiro.

Cuidados com Alocasia

A Alocasia gosta de ambientes bem iluminados, por isso, prefira colocá-la em locais perto da janela. O vapor do banheiro garantirá o ambiente úmido que ela gosta em volta de suas folhas, porém, certifique-se que o solo também esteja úmido, principalmente em dias mais quentes.

Cuidados com Violeta

Apesar de se beneficiar da umidade do banheiro, nunca regue diretamente suas folhas, apenas o solo. A violeta é sensível ao excesso de água, pois suas raízes são fininhas e necessitam de boa aeração no substrato. Por isso, espere o solo secar completamente antes de regar novamente e certifique-se que o solo esteja bem drenado, adicionando adubo orgânico regularmente, que impede a compactação do solo.

Dicas

A Alocasia é encontrada comumente em dois tamanhos: a comum, com folhas até 60cm, e a mini alocasia, com folhas pequenas e charmosas, excelentes para vasos.
Coloque a Violeta preferencialmente perto da janela e lembre-se de abri-la durante o dia para ventilar o ambiente. Do contrário, a planta adquire um aspecto amarelado e fica mais propensa às pragas e doenças.

Curiosidades

A Alocasia é uma planta tropical que gosta de umidade e por isso ama o vapor do chuveiro.
A violeta é ma escolha perfeita para criar arranjos para o banheiro e adicionar cor e delicadeza ao ambiente, quando mantidas em condições ideais, podem florir o ano todo.

Sala: Ráfis e trio Asplênio, Zamioculca e Alocasia

Ráfis e trio Asplênio, Zamioculca e Alocasia são plantas com grande beleza ornamental, de fácil cultivo, sem necessidade de sol direto e adequadas para ambientes internos.

Cuidados com Ráfis

A Ráfis gosta muito de locais sombreados e ventilados, longe do sol. A frequência de regas, bem como a quantidade de água, dependerá da situação do substrato, do ambiente e do clima. Geralmente, em ambientes internos, a rega deve ser realizada a cada 15 dias. Tome cuidado com locais climatizados com ar-condicionado ou muito seco, pois as folhas da palmeira podem ficar com as pontinhas queimadas.

Cuidados com Asplênio, Zamioculca e Alocasia

A Zamioculca é a planta que menos requer cuidado das três, devendo ser regada bem menos frequentemente que as outras duas. De modo geral, a Asplênio e a Alocasia devem ser regadas assim que o solo ficar completamente seco; já a Zamioculca, as regas devem ser espaçadas por pelo menos por 15 dias.

Dica

Mesmo fora de ambientes climatizados, é comum as folhas da Ráfis apresentarem as folhas queimadas devido ao ar seco. Para evitar isso, borrife água limpa na planta uma vez por semana e mantenha o substrato levemente umedecido.

Curiosidades

A Ráfis é vista como uma planta que traz sucesso e atrai riqueza para o local indicada para empresas, escritórios e locais de trabalho.
O volume de plantas no mesmo local traz conforto, aconchego e harmonia para qualquer tipo de ambiente, escolha o trio Asplênio, Zamioculca e Alocasia
para sentir a diferença.

Varanda: Jabuticabeira

Utilizar frutíferas em vasos está super em alta na decoração, e, além de serem plantas lindas e ornamentais, quem não gosta de colher frutas docinhas na varanda, né?

Cuidados com jabuticabeira

A Jabuticaba requer luz solar direta várias horas por dia, por isso, coloque-a no lugar que mais pega sol na sua varanda. Ela também requer muita água para dar frutos (quanto mais água, mais doce é o fruto), e estar plantada em um vaso contribui para isso, uma vez que ele ajuda a conservar a umidade. Mesmo assim, regue-a diariamente e até duas vezes por dia em meses mais quentes.

Outras frutíferas recomendadas para vaso: amora, laranja kinkan, romã, acerola, pitanga, limão, lichia e goiaba.


Para saber mais detalhes sobre as plantas recomendadas pela Floricultura Dedo Verde,

Esperamos que as informações sejam proveitosas e que plantem em você (do mesmo jeito que plantou me nós) o desejo de levar mais verde para seus ambientes.

Sugerimos que conheça o site da Floricultura Dedo Verde para ficar por dentro do lindo universo das plantas.
https://www.floriculturadedoverde.com.br/

Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo e também para deixar a sua opinião nos comentários.

Até a próxima!


Fotos: Acervo da Floricultura Dedo Verde


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s