5 estilos de decoração: descubra qual deles mais combina com você

Deixar cada cômodo da sua casa ou apartamento com a sua cara pode ser uma missão desafiadora, principalmente quando não se conta com ajuda profissional.

O ambiente deve refletir a personalidade dos donos e criar uma atmosfera harmoniosa. Por isso, o conjunto de escolhas dos móveis, objetos decorativos, cores nas paredes e outros detalhes precisam considerar os diversos estilos de decoração e o gosto dos moradores.

Se você quer renovar sua decoração, fazer uma reforma ou está começando agora a montar o seu lar, conhecer os estilos de decoração pode ser de grande ajuda nessa jornada.

Conheça 5 estilos de decoração e descubra qual deles mais combina com você.


Clássico – luxo e sofisticação

O estilo que nunca sai de moda é inspirado na arquitetura grega e romana. Combina muito bem com ambientes amplos, móveis em madeiras nobres e ornamentos em tapeçarias e cortinas. Mas também funciona para pequenos espaços e pode ser evidenciado na escolha de Cadeiras, sofás e poltronas elegantes. Também nos espelhos com molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais e abajures.

Nas paredes a decoração clássica pede detalhes em gesso, molduras grandes e obras de arte com destaque para natureza morta e retratos. Objetos em cristal e a porcelana dão um toque especial para os ambientes.


Rústico – aconchego e conforto

Inspirado em decorações antigas e casas de campo, esse estilo que privilegia as composições mais naturais. Móveis antigos, madeira gasta pelo tempo, peças artesanais, cestos em vime ou palha e objetos feitos em cerâmica são ótimas pedidas.

Os objetos como mantas, colchas e almofadas trazem cores vibrantes e estampas grandes. Nesse estilo vale a pena usar objetos de decoração que sejam relíquias de família ou lembranças de viagens.


Minimalista – funcionalidade e elegância

O estilo minimalista surgiu no período após a segunda guerra mundial, quando as famílias precisavam reconstruir as suas vidas e de utilizavam o mínimo necessário para uma casa.

A funcionalidade assume o papel principal, ambientes com poucos elementos, espaço para circulação e visual limpos levam o conceito de simplicidade para os cômodos. As superfícies lisas e polidas dão um ar leve, as cores frias e neutras ressaltam a presença da luz natural.

Ah, ao contrário do muitos pensam, o estilo não é sem graça, “o menos é mais” pode ser sofisticado.


Contemporâneo – praticidade e diversão

Surgiu na segunda metade do século XX com uma proposta de aliar simplicidade e estilo.

A mobília costuma ser ampla, porém baixa, trazendo mais volume próximo ao chão e deixando as paredes livres. O uso de cores vivas como amarelo, magenta e verde em detalhes complementam perfeitamente os tons de cinza, branco e creme, usados na base na decoração contemporânea.

Quem quer ambientes sempre atuais precisa ficar de olho nas tendências e criar uma ambientes que funcionem como uma metamorfose de ideias.

Para 2020, a pegada é sustentável, tecnológica, colorida e sensorial, a dica é usar formas geométricas, cores e texturas diversas para produzir ambientes divertidos e modernos.


Industrial – contraste e liberdade

O estilo industrial ganhou espaço a partir dos anos 50 em Nova Iorque, os galpões até então ocupados por indústrias começaram a se transformar em casas e detalhes como tubulações aparentes e o uso de madeira, metais e concreto foram adicionados à decoração.

Predominância de cores escuras com os detalhes em cores fortes, paredes com tijolo à mostra, madeira, concreto e metal são características cheias de charme e que marcam o estilo.


São muitos os estilos de decoração, mostramos aqui apenas 5 deles e algumas características marcantes para ajudar na identificação do que mais combina com você.

Não existe um estilo ideal, existe uma linha que se adéqua aos gostos, necessidades e estrutura do imóvel

O melhor caminho é misturar elementos para criar uma estética única. E pode até ousar e misturar diferentes estilos num mesmo cômodo. O que importa mesmo é dar a sua cara ao ambiente.

Com atenção aos detalhes, às características dos estilos e o seu toque de bom gosto é possível ser muito ter sucesso na missão de decorar, o segredo está na dose. Mas se puder, conte com ajuda profissional para facilitar o trabalho e potencializar os resultados.

E aí, estamos curiosos para saber qual estilo de decoração combina mais com você. Conte aqui nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s