Vender ou alugar um imóvel, qual o melhor negócio?

Essa pergunta não tem somente uma resposta correta e a decisão deve ser baseada nas necessidades e nas expectativas do proprietário, considerando também a situação atual do mercado.

Mas uma coisa é certa, imóvel vazio é prejuízo, pois exige manutenção e pode se depreciar muito mais rápido. Além disso, contas de consumo, manutenção, segurança, condomínio, dentre outras, não são suspensas quando não há moradores na residência.

Seja qual for a situação, o primeiro passo para decidir o que fazer é reunir informações e analisar o cenário. Vamos mostrar alguns pontos a ponderar para que se chegue à melhor opção de negócio para o seu momento.


Avalie as finanças

Um ponto que deve ser analisado na hora de se decidir entre vender ou alugar um imóvel diz respeito à necessidade de se capitalizar.

Caso precise de dinheiro com mais urgência ou em valores mais elevados, a venda é a opção mais eficaz. Mas caso uma renda fixa durante alguns meses (dependendo do tempo do contrato) atenda às necessidades, o aluguel deve ser considerado.

Colocar um imóvel para locação por preço abaixo do esperado é melhor do que vender a propriedade com um desconto muito grande.

De acordo com especialistas, só deve se desfazer de imóvel a um valor reduzido quem de fato está passando um aperto financeiro.


Analise a opção de alugar o imóvel

Se você busca ganhar dinheiro “rápido” e com a garantia de uma renda fixa durante alguns meses a melhor opção é alugar o seu imóvel. Além de dar uma finalidade ao local, garante que os impostos e demais custos não saiam do seu bolso.

Mas é importante ter em mente que a propriedade pode ficar algum tempo parada, sem locatários, fazendo com que você arque com os gastos nesse período.

Além disso, o aluguel apresenta riscos que também devem constar nos planos. Um deles é a inadimplência por parte do locatário, o que pode render dor de cabeça.


Analise a opção de vender o imóvel

Ao contrário do aluguel, a venda de imóvel não gera uma renda fixa. Mas ao comercializar a sua propriedade você garante uma quantidade maior de dinheiro em menos tempo. Essa é também uma opção interessante quando o local está muito tempo sem alugar e você não quer mais arcar com as responsabilidades que recaem ao proprietário quando o imóvel está desocupado.

Entenda que a movimentação no setor imobiliário está intimamente relacionada aos movimentos da economia, caso você opte por vender seu imóvel a um preço mais baixo, este pode voltar a se valorizar num curto período de tempo.

Caso precise de dinheiro no momento, analise até quanto pode dar de desconto. Avalie bem todas as suas opções e escolha aquela que resolva a sua situação da melhor forma.


Então, o que fazer?

Pensando em benefícios a curto prazo, vender pode ser melhor negócio do que alugar. Mas, considerando a isenção do pagamento de taxas mensais e manutenção de uma renda fixa todo mês, alugar parece ser muito mais atrativo.

Diante dessa dúvida, o caminho ideal é buscar uma imobiliária para entender melhor tudo o que envolve cada escolha e realizar qualquer transação de forma segura.

Conte com a Jair Amintas Netimóveis para ajudar na sua decisão. Somos especialistas em encontrar os melhores negócios, seja qual for a sua escolha,
Sinta-se à vontade para consultar um dos nossos especialistas, sem compromisso, e obtenha esclarecimentos para suas dúvidas.

Acesse aqui no nosso site:
https://jairamintas.com.br/

Compartilhe o nosso conteúdo e deixe a sua opinião aqui nos comentários.

Até a próxima


2 pensamentos

  1. Prezados, estou aqui me perguntando será que esta empresa fechou?
    Já tem vários dias que tento fazer contato nos canais disponibilizados (Whatsapp, e-mail, etc) e não sou atendido.
    Se por uma eventual e involuntária coincidência alguém ler estas linhas aqui, peço a gentileza de verem minha solicitação via Whatsapp ou e-mail em nome de rogergiovane@gmail.com.
    Grato

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s