Como ter um quarto relaxante e dormir bem

Depois de um longo dia, nada melhor do que se jogar na cama e ter uma boa noite de sono, não é mesmo?
Mas nem sempre é isso o que acontece. O dormir bem não é só uma questão de quantidade de horas que se passa dormindo, é qualidade. E para isso, é preciso melhorar os fatores ambientais e reduzir os hábitos que comprometem o sono.

Sabemos que com a vida corrida, às vezes é difícil encontrar tempo e espaço para recarregar as energias, mas vamos mostrar que alguns cuidados e pequenas mudanças podem fazer diferença.

Transforme o quarto no seu refúgio

Para que o sono seja satisfatório é preciso que o quarto seja um ambiente confortável. Aqui não se trata de luxo, mas de adequação de cada circunstância às condições de que o corpo e a mente precisam para descansar e renovar as energias. Veja 5 dicas para transformar o quarto no seu refúgio:

1-Atenção às cores

As cores têm uma forte influência em nossa vida e podem inclusive determinar o nosso humor e para ter um quarto relaxante e dormir bem é preciso ficar de olho na paleta.
No quarto é recomendado escolher os tons claros e neutros, que diminuem a agitação, mas é importante lembrar que isso depende da personalidade de quem vai dormir no quarto.
Se o colorido for importante, prefira usar os tons mais fortes em pontos específicos como objetos, parte de uma parede ou num móvel.

2-Cama confortável

A cama tem um papel essencial na qualidade do sono. Verifique se seu colchão e travesseiro estão bons. Caso acorde com dores musculares ou nas costas, talvez seja hora de trocar. Prefira materiais suaves e macios para as roupas de cama.
Se você dorme com outra pessoa, a cama deve permitir que cada um tenha espaço suficiente para ambos de moverem na cama sem incomodar quem estiver do lado.

3-Mantenha o quarto limpo e organizado

Para manter a sensação de conforto e bem-estar de um quarto relaxante e dormir bem, o espaço precisa estar limpo e organizado. Tenha uma rotina de limpeza, troque as roupas de cama pelo menos 1 vez por semana, reserve lugares para guardar as roupas sujas e não deixe seus pertences espalhados pelo chão e móveis.

4-Luz na medida certa

Deixar o quarto escuro e silencioso ajuda bastante no relaxamento para ter uma noite tranquila. mas tem pessoas que precisam de alguma claridade na hora de dormir, nesses casos, prefira iluminação indireta, seja com o uso de luminária, arandela e abajur ou deixando acesa a luz de outro cômodo próximo.

5-Dispense os eletrônicos

Se possível, deixe computador e televisão em um espaço fora do quarto. Trabalhar e ver TV antes de dormir interfere de forma direta na qualidade do sono.

Preparação para dormir bem

Uma boa noite de sono começa com boas escolhas praticadas durante o dia. Muitas fazer certas coisas que nem se dá conta que isso pode atrapalhar a nossa noite. Vamos ver como abandonar ou reduzir os hábitos que comprometem o sono.

Controlar o estresse

A rotina corrida, além do cansaço físico, traz o estresse mental, é preciso ter consciência de que a sobrecarga do dia pode se refletir entre os lençóis, prejudicando o descanso.

Movimentar na hora certa

As atividades físicas devem ser feitas, idealmente, ao longo do dia, não em horário próximo ao de dormir, para que o corpo tenha tempo suficiente para se acalmar sem atrapalhar o sono.

Desconectar

Se quiser ter um sono melhor, será preciso renunciar ao hábito de verificar as últimas novidades das redes sociais enquanto estiver na cama antes de dormir. Esse tempo é necessário para que o corpo comece a relaxar e deixe o cansaço natural bater na hora certa.

Estabelecer um padrão

Não adianta tentar compensar as noites mal dormidas com horas extras nos fins de semana ou nas férias. O melhor, garantem os especialistas, é tentar criar uma rotina para poder dormir bem todos os dias.

Agora você já sabe como deixar o quarto relaxante e dormir bem só precisa colocar as dicas em prática.

Esperamos que as dicas sejam proveitosas. Fique à vontade para recomendar o nosso conteúdo e deixar a sua opinião nos comentários.

Até a próxima!

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s