Mais qualidade na alimentação – como ter horta em casa e aproveitar as feiras livres

Pouco espaço, correria e orçamento apertado não precisam ser obstáculos para uma alimentação mais equilibrada. Vamos mostrar que é possível ter uma horta em pequenos cantinhos e usando poucos recursos. Ah, também tem dicas para aproveitar as feiras livres como opção de lazer e compras saudáveis.

Ter uma horta em casa é um incentivo a mais para consumir alimentos naturais e não é exclusividade de casas com quintais espaçosos.

Falta de quintal não é motivo para não ter horta

Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem ter um cantinho para o plantio de uma horta, o requisito básico é escolher um local que receba luz solar direta.

Para escolher o melhor modo de plantar horta temos que considerar o espaço disponível, as espécies que deseja cultivar e avaliar o que combina com a decoração e estilo da residência.

Onde plantar

São muitas as opções para ter uma horta em casa, além da possibilidade de plantar diretamente na terra, privilégio de quem tem quintal, você pode escolher vasos, latas, canecas, garrafas, caixas de madeira, jardineiras ou outro recipiente qualquer para plantar os temperos. Em apartamentos, prefira vasos menores e pense na ideia de horta vertical, aproveitando paredes.

Seja qual for o tipo de recipiente escolhido, ele deve ter um furo no fundo, para a água escoar e não apodrecer a raiz da planta.

O que plantar

Na hora de começar uma horta em pequenos espaços é necessário levar em conta o tipo das plantas, já que as necessidades de luz e espaço podem variar bastante entre as espécies.

Se local recebe luz sol durante todo o dia é possível cultivar uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas etc. Mas, se bater poucas horas de luz, invista nas ervas, temperos e vegetais.

As hortaliças são ideais para compor uma horta orgânica caseira. Variedades de alface, tomilho limão, manjericão, orégano, sálvia, alecrim, pimenta, cebolinha, hortelã, salsa, coentro e rúcula são algumas das mais indicadas para o plantio em pequenos espaços, além disso, as espécies de raízes curtas como pimentão, tomate-cereja, couve-flor e alho também se adaptam muito bem.

Dicas para ter uma horta doméstica

Para saber como colocar a mão na terra, nas mudas e sementes, recomendamos um vídeo que explica como fazer o plantio e cuidar bem de uma horta em casa. Confere aí.

Feiras livres como opção de lazer e compras saudáveis

Outro ponto que merece destaque os esforços para inserir uma alimentação mais equilibrada na rotina são as feiras livres, que são uma alternativa que faz bem para o corpo, para mente e para o bolso.

Para além das vantagens de comprar alimentos sem agrotóxico e beneficiar a agricultura familiar, o consumidor economiza ao comprar direto dos pequenos produtores e ganha uma opção de lazer e entretenimento.

As feiras oferecem grande variedade de produtos, dos hortifrutigranjeiros, passando por bolos, doces, queijos até confecções e artesanatos. E ainda atrações para agradar a criançada.

Em Montes Claros-MG, a prefeitura apoia a abertura e ampliação de feiras livres em diversas regiões da cidade, dentre as diversas opções disponíveis para a população e seus visitantes, destacamos as seguintes feiras:

Mercado Central, um shopping dos produtos regionais e do artesanato, funciona de Segunda a Sábado das 07h às 18h e Domingo das 07h às 12h.

Bairro Major Prates, tradicional e muito procurada, funciona aos domingos, a partir das 7h.

Bairro Delfino Magalhães, que funciona das 7h às13h.

Bairro São José , realizada na praça Flamarion Wanderley todas as quintas-feiras, das 18 às 21h.

Bairro Santos Reis , funciona nas sextas-feiras das 18 às 21 horas, na rua Padre Gangana, uma das principais do bairro.

Mercado Sul, no bairro Morrinhos, funciona todos os sábados, das 7h às 14h.

Como o movimento é crescente, feiras também são realizadas em outros bairros ou estão em fase de implementação. Vale a pena buscar informações e reservar um tempinho para conhecer.

Esperamos que este post seja um incentivo para que, por meio de hortas domésticas e a preferência pelas feiras livres, você coloque mais qualidade na alimentação e mais equilíbrio na rotina.

Fique à vontade para comentar as suas experiências e recomendar o nosso conteúdo.

Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s