Mais atividade física na rotina – praticar exercícios em casa, praças e parques

Todo mundo sabe que fazer atividade física é importante para saúde e bem-estar, mas o que muita gente precisa saber é que iniciar essa prática é mais fácil do que se imagina e pode ter custo zero.

Entendemos que a rotina acelerada e o orçamento apertado dificultam a prática de exercícios em academias e outros locais especializados. Mas não aceitamos como justificativa para continuar no sedentarismo.

Vamos apresentar diferentes alternativas para colocar mais movimento na rotina e acabar de vez com as desculpas de não ter tempo nem dinheiro. São dicas para fazer exercícios em casa, perto de casa, nas praças e nos parques da cidade.

Lembrando que sempre deve usar tênis adequado e roupas confortáveis e que o ideal é passar por uma consulta médica antes de iniciar qualquer prática de atividade física.

Para ajudar você a começar agora, selecionamos algumas atividades que exigem poucos recursos. Vamos lá?

Praticar exercícios em casa

1) Alongue-se
O alongamento ajuda a relaxar, reduzir dores nas articulações e preparar o corpo para outros movimentos

2) Dance
Escolha um cantinho com espaço para suficiente para dar alguns passos, selecione músicas animadas, solte o som e deixe o ritmo te levar. Dance do seu jeito, mexa os braços, as pernas, a cintura, libere as energias.

3) Caminhe
Pode dar voltas na varanda, no quintal, pelo condomínio. O que conta mesmo é sair do lugar.

4) Suba escadas
Se você mora em apartamento, as escadas são um ótimo recurso. Vale acompanhar uma aula de Step em vídeo ou dar algumas voltas subindo e descendo.

5) Dê os seus pulos
Pode ser usando uma corda, pode saltar no mesmo lugar, fazer polichinelo ou dar pequenos saltos de um ponto a outro. Com muita atenção aos joelhos e articulações.

6) Baixe aplicativos de atividade física
Pesquise na sua loja de aplicativo, escolha um app que pareça interessante, copie os exercícios e pronto!

7) Aproveite as aulas no YouTube
É possível encontrar treinos completos para todos os gostos e níveis de condicionamento. É só dar o play e fazer junto.

Praticar exercícios ao ar livre

Se você tiver oportunidade de sair um pouco de casa, pode potencializar a prática de atividade física exercitando ao ar livre. Em muitas cidades é possível encontrar academias públicas em praças e parques ou áreas verdes com espaço para caminhadas e exercícios.

Quem mora aqui em Montes Claros-MG, pode se beneficiar de parques que oferecem diferentes possibilidades para colocar mais movimento na rotina.

Parque Municipal Milton Prates, bairro Morada do Parque: tem uma grande área preservada e é o mais antigo da cidade e um dos principais cartões postais.

Parque da Sapucaia, na Serra do Mel: está sendo revitalizado, e é uma reserva florestal com 302.000 m² de área verde, apropriado para piqueniques, montanhismo e corridas rústicas, ainda tem espaço para trilhas de caminhadas.

Parque Sagarana, bairro Ibituruna: tem ecopista com 1.300 metros de extensão e toda iluminada, permitindo caminhadas à noite, bancos feitos de troncos de árvores e artes fabricadas com sucatas e cipós.

Parque das Mangueiras, bairro João Botelho: conta com grandes e frondosas árvores que proporcionam um clima muito agradável, é cercado com telas e as trilhas, possui estruturas para o lazer das crianças, e muito procurado para quem gosta de caminhar e correr.

Parque Municipal Cândido Canela, no bairro Canelas: com quase 19 mil metros quadrados de área preservada, o primeiro espaço verde da região conta com paisagismo, palmeiras na entrada principal, pista de caminhada de 500 metros de extensão e 2,10 de largura.

E em breve, o Parque Parque Professor Antônio Jorge, no Bairro Mangues, será mais uma opção de lazer na cidade.

Vale a pena reservar um tempinho, mesmo que de vez em quando para uma visitinha a esses espaços verdes e respirar novos ares.

Depois de saber que são muitas as possibilidades e que não precisa de muitos recursos, fim das desculpas, né?

Esperamos que nossas dicas sejam uma forcinha extra na sua decisão de colocar mais movimento na rotina e contribuir para melhorias na saúde e no bem-estar.

Fique à vontade para recomendar nosso conteúdo e compartilhar suas experiências nos comentários.

Até a próxima!

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