Dicas de Planejamento Financeiro

Para comprar um imóvel, um carro, viajar ou investir no conhecimento é preciso estar com as finanças controladas. Isso quer dizer que a realização de importantes objetivos da vida depende muito da saúde do bolso. Então, quanto mais cedo começar um Planejamento Financeiro, melhor.

O post de hoje traz 5 ótimas dicas para iniciar a organização do orçamento e evitar situações de sufoco. Mesmo que você tenha pouco (ou nenhum) conhecimento sobre planejamento financeiro, vai ver que algumas iniciativas simples podem fazer grande diferença no controle das finanças.

Vamos lá?

1) Anote as suas receitas e as despesas

O ponto de partida é saber o quanto você ganha e o quanto você gasta. Tenha disciplina e rigor para anotar absolutamente todas as receitas e despesas.

2) Defina o seu orçamento doméstico

Especialistas recomendam dividir as contas em 2 categorias para ver com clareza o quanto de dinheiro é preciso para cobrir os gastos essenciais:

Gastos fixos: contas com o mesmo valor todos os meses, como aluguel, mensalidades de escola, academia.

Gastos variáveis: valores que mudam de acordo com o consumo ou outros fatores, como água, luz e feira, por exemplo.

3) Diferencie os desejos das necessidades verdadeiras

Muitas vezes os desejos vão muito além da renda. A chave está em saber identificar o que é necessário e o que pode ficar sem. A recomendação é fazer uma escala de prioridade de consumo começando pelos itens essenciais para o dia a dia, como comida, moradia, transporte etc.

4) Entenda o que é preciso mudar

Para obter resultados positivos no Planejamento Financeiro é importante aceitar que precisa mudar atitudes e comportamentos em relação ao dinheiro. Manter o mesmo padrão de consumo é a escolha mais confortável e também a que costuma custar mais caro depois.

5) Aprenda a poupar dinheiro e a fazer investimentos

Você precisa buscar conteúdo de qualidade sobre o assunto e
colocar em prática o aprendizado . Para ajudar no seu progresso nós separamos 5 canais do Youtube com materiais gratuitos e de muita qualidade. Confere aí na sequência.

5 Canais no YouTube sobre Planejamento Financeiro:

1) Me poupe!
A jornalista e especialista em finanças pessoais Nathália Arcuri explica sobre finanças de forma descontraída e leve.

2) Gustavo Cerbasi
Autor de vários livros de finanças e consultor financeiro renomado, Gustavo Cerbasi responde todas as dúvidas dos seguidores e dá dicas com vídeos rápidos e objetivos.

3) Dinheiro à vista
Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira pela Florida Christian University, escritor e autor de diversos livros sobre o tema, educador e terapeuta financeiro. O canal está organizado em playlists e tem informações muito ricas.

4) O Primo Rico
Com vasta experiência no mercado de investimentos, o consultor financeiro Thiago Nigro mantém um canal que ajuda pessoas a alcançarem liberdade financeira.

5) Júlia Mendonça
Ex-endividada, Júlia Mendonça aprendeu a cuidar das finanças por conta própria. Formada em Comércio Exterior e especialista em finanças pessoais, hoje ela ensina outras pessoas a cuidar melhor do dinheiro e investir também.

Esperamos que as Dicas de Planejamento Financeiro sirvam de incentivo e apoio para você organizar melhor o seu orçamento e se preparar para alcançar objetivos e realizar sonhos.

Fique à vontade para deixar os seus comentários e para compartilhar esse conteúdo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s