Dicas de cuidados com imóveis nas épocas de chuva

A chuva costuma chegar acompanhada de visitinhas indesejadas: Infiltrações, goteiras, telhas soltas, manchas no teto e nas paredes e muita dor de cabeça para moradores e proprietários de imóveis. Mas é possível evitar ou amenizar os problemas com algumas medidas simples.

O ponto de partida é inspecionar o imóvel periodicamente e, se forem encontrados problemas, providenciar o reparo imediato. Afinal, mesmo um pequeno desajuste pode gerar goteiras, infiltrações e outras ocorrências.

Vamos conhecer algumas recomendações para encarar a temporada chuvosa com segurança e tranquilidade:

Verifique as lajes e os telhados

Lajes expostas devem ser impermeabilizadas para evitar problemas e os telhados precisam ser conferidos, veja se há telhas quebradas, trincadas ou fora do lugar. Conte com ajuda profissional para receber as devidas orientações de conserto.

Atenção às calhas e os rufos

Mantenha as calhas e os rufos sempre limpos, mas para isso, tenha muito cuidado ao subir em escadas e se não sentir segurança, procure ajuda profissional.

Cuidado com o caminho das águas

Os ralos precisam de atenção especial, se o escoamento da água da chuva estiver comprometido pode gerar alagamentos comprometendo a segurança e a integridade do imóvel.

Evite entupimentos colocando grades sobre as entradas do sistema de escoamento da água.

No caso de prédios, especial atenção às bombas de poço. Caso não funcionem regularmente, há o risco de inundação em garagens subterrâneas e danos aos elevadores.

Para evitar problemas sérios, o caminho das águas deve sempre estar limpo e desimpedido, vale também ficar de olho na condição dos bueiros da rua, em caso de obstrução, comunique às autoridades responsáveis.

Confira a fachada, as portas e as janelas

Verificar os revestimentos de fachada para evitar infiltrações e descolamento dos materiais. Olhe também se as portas e janelas estão vedadas com material apropriado.

Infiltrações do solo

Para casas ou apartamentos no andar térreo é preciso certificar que não há infiltração vinda do solo.
Para quem tem jardim, uma dica para aumenta a absorção de água pelo solo é fazer alguns buracos e preencher os buracos com brita.

Alerta especial aos proprietários de imóveis vazios

É importante lembrar que as ações preventivas são sempre mais baratas e fáceis do que as corretivas.
Providencie limpeza periódica e aproveite essas ocasiões para arejar o ambiente abrindo portas e janelas.

Observe se há sinais de infiltração, paredes com manchas e mofo são um alerta. Verifique ralos, tubulações e sistemas de escoamento de água. Confira também as instalações elétricas. Qualquer reparo deve ser providenciado imediatamente.

Esperamos que as dicas de cuidados com imóveis nas épocas de chuva sejam úteis. Fique à vontade para compartilhar com quem você acha que pode se beneficiar com esse conteúdo e também para deixar outras dicas aqui nos comentários.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s